-
Arquitetos: ReVærk
- Área: 220 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Anders Rajendiram
-
Fabricantes: Aarhus Parket, CBI Denmark (Agepan), Dinesen, Horn Group, Madsen Vinduer, Starup Wood, Troldtekt, Woodfiber
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sendo a primeira na Dinamarca, a Escola Silkeborg Folk ofereceu como disciplina principal, “Natureza e Vida ao Ar Livre”, com a popularidade para o tema, a escola quis revitalizar suas instalações de ensino. Portanto, o objetivo do novo edifício educacional era criar um espaço que transpirasse a natureza e criasse uma conexão próxima com a floresta circundante. Além disso, uma das principais prioridades da escola era definir novos padrões para a prática de construção sustentável.
A fim de acomodar as instruções do cliente, a abordagem do projeto foi criar um edifício puramente fabricado em madeira — dados os requisitos da construção. Para isso, a inspiração veio de técnicas de construção históricas. A construção foi inspirada em uma antiga estrutura de madeira dinamarquesa, que remonta à Era Viking e a ventilação / aquecimento é baseado em um conceito de janela russa, conhecida como ‘Fortochka’ de 250 anos, que utiliza a ventilação integrada natural através da flutuabilidade térmica. Além disso, o edifício é isolado com fibras de madeira feitas de resíduos, e inserido em uma fundação de estacas, eliminando a necessidade do concreto.
Para tornar o edifício o mais conectado possível à sua função e entorno, a utilização de materiais naturais e soluções rústicas de componentes de construção foi uma escolha óbvia. A casa construída com estruturas visíveis está assentada sobre uma fundação de estacas. Isso permite que o edifício se estenda entre as árvores da floresta e, assim, forneça a cada cômodo da casa uma conexão especial com os diversos espaços, abertos e densos da floresta.
A obtenção de toras de carvalho e pinheiro-douglas com qualidade, corte e tamanho suficientes, revestimento interno em madeira com as dimensões corretas, telhas de acácia externas para a construção, etc. exigia uma grande compreensão dos fabricantes e controle de materiais de alto nível, para garantir uma longa vida útil do próprio edifício e envelhecimento visualmente agradável. Isso fez com que o edifício sofresse um atraso na construção, mas garantiu um nível de materiais igualmente elevado ao desenvolvimento do projeto.
A baixa qualidade do lote exigiu uma forma especial de construir a fundação. Um nível excepcionalmente alto de água subterrânea e uma enorme camada de solo orgânico tornavam as soluções padrão de concreto ineficientes e caras. Dessa forma, a fundação por estacas resultou em soluções ambientais e economicamente sustentáveis.
A criação de ambientes de aprendizagem é um convite e também uma obrigação de melhorar as condições específicas, para conectar os sujeitos à sua essência. Com o workshop Forest, a ReVærk teve como objetivo dar ao cliente um projeto que não só atendesse às necessidades óbvias, mas também adicionasse uma declaração e uma atmosfera para impactar e inspirar. Somando-se a isso, o edifício exibe uma forte conexão com as raízes históricas e mostra como esta pode ser uma caixa de ferramentas inspiradora não apenas para desbloquear uma bela peça de arquitetura, mas também para fornecer potenciais genuinamente relevantes na criação de um edifício contemporâneo e verdadeiramente sustentável.